3 Dicas para ser ouvido na sala de aula

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Muitos professores se dizem preocupados com a falta de atenção dos alunos durante a aula. Isso pode acabar prejudicando o trabalho dos educadores e o aprendizado das crianças. Pensando nisso, selecionamos aqui 3 dicas para ajudar professores a serem ouvidos na sala de aula:

1- Use um tom de voz adequado

Para conseguir a atenção dos alunos, é comum que professores falem alto, podendo até chegar a perder a voz. Entretanto, nos esquecemos que somos o principal modelo para as crianças em sala de aula. Se queremos que os nossos alunos falem com um tom de voz agradável, precisamos fazer o mesmo e dar o exemplo.

2- Só comece a falar quando os alunos estiverem prontos para ouvir

É fundamental que os alunos aprendam a te respeitar e a te ouvir. Portanto, evite começar a falar enquanto eles não estiverem prontos. Dessa forma, os seus alunos irão aprender que devem fazer silêncio enquanto você estiver falando. É preciso ter paciência, mas desenvolva o hábito de esperar todos ficarem quietos. Ao repetir esta prática todos os dias, a sua turma ficará pronta cada vez mais rápido. Inclusive, é provável que as crianças comecem a te ajudar, lembrando umas às outras que você está lhes esperando: “Gente, silêncio! Ele(a) quer falar!”

3- Pratique a comunicação não verbal

Gestos e outras formas de comunicação não-verbal são excelentes maneiras de obter a atenção dos alunos. Ao levantar um braço e fazer contato visual com eles, você estará indicando que precisa de silêncio e atenção.

É importante que você escolha uma forma específica de comunicação não-verbal e a repita todos os dias. Isso vai ajudar as crianças a perceberem e respeitarem o seu chamado. Além disso, os alunos também devem ter uma maneira não-verbal de indicar que constataram o seu comunicado, como ao levantar a mão e fazer contato visual com você.

Você também vai gostar de:

Deixe um comentário

Selecionados Para Você

Modelo: Relatório de Estágio em Educação Infantil UNOPAR

Modelo de relatório de estágio, o presente trabalho apresenta o modelo da UNOPAR para relatório de estágio em Educação Infantil. Ao se realizar um estágio obrigatório, deve-se criar um relatório com todos os dados colhidos durante a realização das atividades.

Leia o artigo completo

 

Monografia: A Família no Processo de Desenvolvimento na Aprendizagem da Criança com Síndrome de Down

O presente trabalho essencialmente bibliográfico tem por finalidade analisar o papel da família no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, para a Faculdades Integradas da Terra de Brasília, realizado pela aluna Helena Jesus Santos como conclusão do curso de Pedagogia no ano corrente de 2005.

Leia o artigo completo

 

A Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem

O presente projeto de pesquisa elaborado para a Universidade Castelo Branco, tem como objetivo estudar a importância funcional do brinquedo ou da ludicidade na aquisição ou aprimoramento do desenvolvimento psicomotor das crianças.

Leia o artigo completo

Últimos Posts

Inscreva-se na Newsletter

Não perca nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades e oportunidade fresquinhas direto no seu email.