Marketing pessoal é chave para o sucesso no mercado

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O que faz um profissional ser lembrado de maneira positiva? Competência e responsabilidade, claro, são fundamentais para causar uma boa impressão, mas existe um conjunto de estratégias que ajudam a valorizar a imagem do indivíduo: é o chamado marketing pessoal.

Mas, antes, vamos ao conceito de marketing.

Por definição, marketing é a série de variáveis que têm como objetivo o fortalecimento de determinada marca. É a ferramenta que faz com que uma empresa seja vista e lembrada, e principal responsável pela maioria dos negócios no mundo todo. Sem um bom marketing, dificilmente um empreendimento prospera.

Pensando no mercado de fisioterapia, o marketing:

  • Faz com que sua clínica seja vista pelas pessoas.
  • Aumenta o que chamamos de “lembrança de marca”, ou “branding”, que é o processo de gerenciar uma marca para torná-la reconhecida pelo público.
  • Atrai o interesse do consumidor para o serviço ou produto oferecido pela clínica.
  • Por consequência, incrementa as vendas.

No caso do marketing pessoal, é a própria imagem do profissional que está sendo promovida. E essa imagem sempre pode ser aprimorada no sentido de tornar a pessoa referência no que faz.

A seguir, alguns dos pontos mais importantes para elaborar uma boa estratégia de marketing pessoal:

  • Imagem – Se manter apresentável é fundamental; causa boa impressão e transmite confiança.
  • Liderança – Aqueles capazes de liderar são bem vistos profissionalmente; a liderança é vista como a capacidade de inspirar pessoas, e quem inspira acaba por tornar-se referência.
  • Resolução de problemas – A capacidade de resolver problemas é um dos grandes diferenciais do profissional que se destaca dos demais.
  • Entregar valor – Entender que tipo de valor as pessoas esperam que seja entregue é fundamental para uma boa estratégia de marketing pessoal.
  • Proatividade – Mostrar iniciativa para resolver problemas e pensar o tempo todo em soluções e formas de melhorar os processos são atributos dos profissionais proativos.
  • Visibilidade – “Dar as caras”, ou seja, aparecer em eventos relacionados à respectiva área de atuação profissional, como almoços, happy hours e confraternizações, bem como compartilhar conquistas em redes sociais, é importante para que possamos ser notados e entrar “no radar” do mercado.
  • Toque pessoal – O diferencial que faz o profissional ser lembrado e se destacar entre os demais; pode ser o jeito de se vestir, de falar, ou algo relacionado àquilo que gosta de fazer.

Pensando em quem atua no ramo de estética, deve-se ter em mente que o que está sendo oferecido à clientela é um conjunto de coisas. “Você não está vendendo só o equipamento (que realiza o tratamento). Está vendendo também a sua capacitação, sua imagem, o seu trabalho”, afirma a fisioterapeuta Ynaiã Piedade, coordenadora científica da Shopfisio®. Além disso, afirma ela, a forma como a profissional se apresenta faz toda diferença. “Ela tem que saber que a figura dela está ligada ao negócio. Ela tem que ser um espelho do seu trabalho”, reforça.

Outro aspecto importante na construção desse branding pessoal é saber receber pelo serviço oferecido. Esta, segundo Ynaiã, é uma das principais dúvidas enfrentadas pelas profissionais. “Elas têm medo de cobrar. Dizem: ‘Eu sei fazer tudo isso, mas quanto eu devo cobrar?’ Elas ficam sem um norte nessa parte, isso gera um problema para o mercado como um todo”, observa a fisioterapeuta.

Aprendendo a gerir

Essa e outras questões são abordadas no curso extensivo Avaliação e Marketing na Estética, que a Shopfisio® promove ao longo de três dias em sua loja física, no bairro de Moema, em São Paulo. Ministrado pela própria Ynaiã Piedade e por Hellen Nucci que é membra da equipe de marketing da própria Shopfisio, o curso é dividido em parte técnica e parte comercial e contempla desde a avaliação do paciente, seu perfil psicológico e melhor indicação de tratamento até a melhor estratégia de marketing para alavancar o negócio. “É um curso que vai trazer melhores resultados para o seu consultório”, afirma Ynaiã.

Público-alvo

O curso é voltado a profissionais e estudantes da área da estética e da saúde.

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