Você já ouviu falar da BNCC? Sabe como ela se relaciona com as socioemocionais?

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica. Ela também determina que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

É um documento extremamente relevante e necessário para a qualidade da educação, uma vez que direciona os currículos escolares.

A grande inovação que a Base trouxe para a educação brasileira é a adoção de uma concepção chamada educação integral, ou seja, uma educação que contempla todas as dimensões do desenvolvimento humano. Nela é dado um foco para as tais competências gerais – um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que a gente precisa desenvolver e que estão conectados com os desafios que o mundo contemporâneo exige. Ou seja, não adianta o aluno saber ler e escrever se ele não sabe escutar, se comunicar e expressar suas ideias com clareza.

Formulada em dez competências gerais como estrutura para guiar o ensino básico no Brasil, a BNCC também deu destaque à temática de inteligência emocional. O documento reforça que, assim como o desenvolvimento cognitivo, as competências socioemocionais deverão ser aprendidas nas salas de aulas.

De acordo com a BNCC, é essencial que os estudantes sejam capazes de:

  • Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional;
  • Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros;
  • Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.

A ideia é que se as crianças aprendem habilidades socioemocionais, elas vão ter consciência de quem são, quais são seus pontos fortes, como se desenvolver e trabalhar essas áreas. O objetivo desta inclusão é engajar os alunos nas salas de aula e com o seu próprio aprendizado, sabendo que cada um deles tem seus potenciais a serem explorados.

Diante desse novo contexto da educação, é importante que os professores se preparem adequadamente para integrar essas habilidades socioemocionais não de forma isolada, como uma disciplina complementar, mas de uma maneira que elas se conectem aos componentes curriculares. Pensando em ajudar os professores nesse desafio, desenvolvi o curso online Competências Socioemocionais para Educadores, onde os ajudou a integrar essas habilidades no dia a dia da sala de aula.

E vocês, já começaram a desenvolver essas habilidades em suas aulas?

 

Aprenda mais sobre como integrar as competências socioemocionais a BNCC no Curso online Competências Socioemocionais para Educadores!

Você também vai gostar de:

Deixe um comentário

Selecionados Para Você

Modelo: Relatório de Estágio em Educação Infantil UNOPAR

Modelo de relatório de estágio, o presente trabalho apresenta o modelo da UNOPAR para relatório de estágio em Educação Infantil. Ao se realizar um estágio obrigatório, deve-se criar um relatório com todos os dados colhidos durante a realização das atividades.

Leia o artigo completo

 

Monografia: A Família no Processo de Desenvolvimento na Aprendizagem da Criança com Síndrome de Down

O presente trabalho essencialmente bibliográfico tem por finalidade analisar o papel da família no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, para a Faculdades Integradas da Terra de Brasília, realizado pela aluna Helena Jesus Santos como conclusão do curso de Pedagogia no ano corrente de 2005.

Leia o artigo completo

 

A Importância do Jogo e do Lúdico no Processo Ensino-Aprendizagem

O presente projeto de pesquisa elaborado para a Universidade Castelo Branco, tem como objetivo estudar a importância funcional do brinquedo ou da ludicidade na aquisição ou aprimoramento do desenvolvimento psicomotor das crianças.

Leia o artigo completo

Últimos Posts

Inscreva-se na Newsletter

Não perca nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades e oportunidade fresquinhas direto no seu email.